Sempre informando e unindo a classe óptica brasileira
Para apoiar sua equipe diante da crise do Covid-19.
A Etnia Barcelona está oferecendo planos de financiamento para os clientes.
David Pellicer, fundador da marca de óculos de Barcelona, está enfrentando a crise global de frente
com uma atitude protetora em relação a sua equipe, clientes e à Fundação Etnia Barcelona.
1. Quais são as prioridades da empresa diante da crise do Covid-19?
A primeira prioridade é defender o capital humano a todo custo. Nossa cadeia de valor é formada por
nosso pessoal e eles sempre foram a nossa prioridade.
Segundo, apoiar incondicionalmente nossos clientes. Eles são a nossa razão de ser e agora é a nossa
vez de agir. É por isso que nós continuamos a fornecer todos os nossos serviços e oferecemos nosso
suporte. Como medida primária, expandimos nossos planos de financiamento para permitir mais
flexibilidade para pagamentos atrasados e com vencimentos próximos. Como empresa, também precisamos
de tração para manter as rodas girando, mas queremos facilitar o máximo possível para sair dessa
situação. Agora é hora de agir tomando medidas extraordinárias.
Em terceiro lugar, na Fundação Etnia Barcelona, estamos trabalhando em um projeto pós- Covid-19.
Sempre ajudamos comunidades vulneráveis, que serão ainda mais afetadas por esta crise. É por isso
que distribuiremos um total de 150.000 pares de óculos para ópticas para que possam ajudar as
famílias em dificuldades na sua área. Através deste projeto colaborativo entre nossa fundação e as
ópticas, nossos esforços podem ter maior alcance.
2. Como a crise está afetando você? Que medidas estão sendo aplicadas aos projetos da empresa?
Tivemos dois casos de Covid-19 na Etnia, os quais felizmente se recuperaram.
Mas todos conhecemos pessoas que morreram ou sofreram. Como resultado, o que mais nos afetou é ver
as pessoas ao nosso redor sofrerem. Tivemos dias em que sentimos tristeza, raiva ou medo. Mas
também estamos descobrindo uma sociedade que está disposta a se unir diante da adversidade, e que
as pessoas estão se ajudando mais do que nunca. Agora é hora das empresas fazerem o mesmo.
Quanto às medidas relacionadas à saúde, estamos fazendo todo o necessário, garantindo que nossas
instalações e coleções estejam constantemente desinfetadas. Toda a nossa rede de vendas utiliza
materiais sanitários. Todos sabemos que o cliente precisa de um senso máximo de segurança para se
sentir confortável em fazer compras e é por isso que a higiene, a proteção e a desinfecção dos
materiais são essenciais. Deve ser muito rigoroso.
Quanto aos nossos processos de trabalho, maximizamos nossas ferramentas digitais. Desde o dia zero,
conseguimos 90% de nossa equipe trabalhando remotamente graças ao Teams, nosso software
inteligente. Nossa intranet e extranet para ópticas nos deram o apoio que precisamos nestes tempos
extraordinários. Nossa equipe de TI trabalhou na digitalização acelerada e não podemos agradecer a
estes colegas o suficiente.
As ferramentas digitais avançadas nos permitiram oferecer aos consumidores uma qualidade na
experiência do cliente, embora à distância. Nós tivemos que implementar o provador virtual na
Extranet para otimizar a experiência. Ativamos o chat, que nossa equipe de atendimento ao cliente
usa para fornecer serviço em tempo real. Estamos gerando novos formatos de apresentação para nossos
produtos, a fim de aumentar exponencialmente a comunicação digital com nossos clientes. Sabemos que
nunca substituirá a experiência de compras físicas, mas também sabemos que precisamos oferecer as
melhores ferramentas possíveis para aproximar, com segurança, nosso serviço dos clientes nestas
circunstâncias excepcionais.
3. Essa situação sem precedentes foi um obstáculo para qualquer um dos projetos importantes da
empresa?
Temos três projetos interdepartamentais em toda a empresa. E o vírus os acelerou.
O primeiro é proteger o canal das ópticas. Crescemos como uma marca por causa de nosso trabalho
junto às ópticas. Estamos nos concentrando na criação de ferramentas para proteger esse canal. Por
isso, criamos o Drive to Store, que desvia as vendas de nossos websites e flagship store, para
ponto de venda da óptica parceira, incentivando assim o tráfego e as vendas nos clientes comerciais
e pontos de venda. Agora, a partir de setembro, nossos óculos conterão um código único que aumenta
a rastreabilidade dos óculos e permite um maior controle da distribuição nos pontos autorizados.
Isso também permitirá que a garantia seja ativada na loja óptica no momento da venda. Vemos nosso
cliente como um parceiro e por isso que apoiamos a cooperação e defendemos seus territórios.
Estamos muito orgulhosos de ativar iniciativas como o Projeto de Parceria.
O segundo é o projeto de Responsabilidade, que abrange a Fundação e a Sustentabilidade, que
internamente chamamos de “Fuck Plastic”. Nossos aros são feitos de acetato natural e nossas lentes
são de vidro mineral. Estamos removendo todo o plástico das nossas embalagens e substituindo por
materiais sustentáveis. Também estamos auditando todos os nossos processos para detectar tudo o que
pode e deve melhorar. Mas a melhor contribuição que podemos dar é produzir um produto duradouro e
continuar construindo uma marca comprometida com o meio ambiente.
Nossa última campanha Warriors 2020 já é um passo nessa direção. Com o impacto das circunstâncias
atuais, ganhou ainda mais significado e transcendência. Podemos ver o que está acontecendo com
nossos próprios olhos e queremos contribuir como nós pudermos.
Há quatro anos, criamos a Fundação Etnia Barcelona em resposta a essa preocupação. Temos
desempenhado nosso papel sem parar desde então. Viajamos pelo Senegal para montar uma óptica sem
fins lucrativos e trabalhamos com outras organizações e voluntários para obter óculos graduados
para crianças em áreas desfavorecidas. A equipe Etnia demonstrou uma enorme capacidade neste
trabalho, particularmente com causas beneficentes. Estender a Fundação a nossos clientes é algo em
que estamos particularmente orgulhosos.
O terceiro é o projeto para instalar nossa planta de produção de Barcelona em nossa sede, em seis
andares e cobrindo mais de 6.000 m2. A fábrica estará localizada no mesmo local que toda a equipe
de design e industrialização, juntamente com os outros departamentos da empresa. Isso permitirá uma
inovação mais rápida e simplificará as cápsulas e coleções personalizadas para nossos clientes.
4. O que você pode nos dizer sobre futuros projetos e lançamentos?
A coleção 2021 é a melhor coleção que já criamos. É sério. Entre agora e janeiro, apresentaremos
cinco novos modelos e três cápsulas que mostram nosso DNA. Cor, arte e inovação são o clima das
nossas próximas criações
Em maio, começamos com a introdução do IBIZA Vol.2, uma coleção exclusiva para o setor óptico,
inspirada no primeiro modelo fluorescente, criado pela Etnia Barcelona (em 2003). Ele nos
transportará para aquele espírito colorido e feliz da ilha. É esse sentimento de liberdade e de
verão que ansiamos hoje, mais do que nunca. Acredito que, quando a sociedade muda seus conceitos,
isso leva a uma mudança na maneira de perceber a vida. Talvez seja a hora de mudar de pele. Winston
Churchill transformou o batom em um ícone da guerra e Christian Dior criou o “New Look” após a
Segunda Guerra Mundial, abrindo caminho para uma verdadeira revolução da moda.
Este é um tipo diferente de guerra, com muitas vítimas e muitos heróis, como nossos profissionais
de saúde, a quem nunca seremos totalmente capaz de expressar nossa gratidão. É hora de olhar para
frente e agir, valorizando o que aprendemos. É um período de mudança, mas mais do que tudo, de
grandes esperanças. No futuro, uma maior consciência e felicidade nos aguarda. E, como sempre, um
esforço Herculano.
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